Sobre o terapeuta, numa abordagem dialógica, a sua individualidade está a serviço do dialógico, a ideia essencial seria de que a singularidade genuÃna nasce do relacionamento verdadeiro com os outros, a procura da terapia está relacionado com seu diálogo perturbado com os outros assim como a dificuldade de fazer contato consigo mesmo, por isso o terapeuta precisa estar com todos os seus sentidos, toda experiência, todo o treinamento em tomar consciência do que está faltando nessa situação potencialmente dialógica, além de complementar a polaridade oposta do paciente, aquela em que o cliente lida consigo mesmo e com o outro, ou seja, dar ao cliente o que ele não tem.
Dessa forma estar a serviço exige muita disciplina e um escutar obediente, essa postura exige que se caminhe pela vereda estreita entre a responsabilidade por e para com outras pessoas, entre a objetividade e a subjetividade, sendo que a escolha do caminho para se trabalhar depende do encontro com esse cliente único nesse momento único. O maior desafio é: Como estar presente no nada - mais – que – processo e ainda assim não se perder no abismo; como utilizar a segurança da teoria e ainda assim não usá-la como uma defesa contra o desconhecido; como responder a singularidade, e, ainda assim, valorizar nossa humanidade comum? O passo mais essencial é estabelecer a possibilidade de um contato dialógico genuÃno, é voltar-se para o outro e afastar – se de estar preocupado consigo, e ver o outro na sua alteridade única, o único objetivo é estar plenamente presente, mas as pessoas que não estão acostumadas a ter outro ser plenamente presente para si pode experienciar isso como uma situação esmagadora, logo, o terapeuta precisa de sensibilidade com esta presença, assim como, com a resposta e o responder a ela, percebendo assim como ela vai impactar determinado indivÃduo, sem impô-la.
O terapeuta tem como finalidade de estar tão completamente aberto quanto possÃvel a singularidade da outra pessoa, para isso é necessário adotar a postura dialógica de suspender seus pressupostos. Esta é uma forma Zen de estar, ficando aberto ao único, ao inusitado – para ser surpreendido. Teoria, treinamento e experiência são essenciais, mas no momento do encontro são o pano de fundo. A total suspensão dos pressupostos é algo impossÃvel de ser feito, entretanto, a tentativa é mais uma postura de estar consciente dos próprios preconceitos e que eles são inconscientes, evitando que haja uma precipitação das suas conclusões, sugestões e interpretações.
O cliente quer ser ouvido no dito e no não dito, querem ser encontrado em nÃveis mais profundos, isso não acontecerá se a perspectiva do terapeuta ocupar muito espaço psicológico no “entreâ€, ou o que é pior ela for imposta em detrimento da experiência do outro, procurar suspender as pressuposições aumenta a possibilidade de estar mais disponÃvel para os clientes num nÃvel mais profundo.
Como posso começar a fazer contato com essa pessoa? É ficar - com a experiência fenomenológica do cliente a cada momento. É estar tão próximo a experiência da pessoa, que há uma ressonância visÃvel a tal experiência, com a necessidade de se mover em ritmo semelhante ao do cliente, é estar presente de uma forma que valorize verdadeiramente aquela experiência, essas atitudes permitem ao cliente superar resistências, tonar-se denso e expandir seus limites de crescimento, é uma reverência para a experiência única dessa pessoa, é mostrar ao cliente que é saudável ficar dentro de sua experiência, no lugar de deixar prender por uma imagem e pelos deverias.
Outra questão é a inclusão, o terapeuta precisa dessa prática, tentando experienciar o que o cliente está experienciando do seu lado do diálogo. Há a sensação de ausência do self, ainda assim ele deve se mostrar centrado, a inclusão é ser capaz de pular de um lado para outro na relação e ainda assim permanecer centrado na própria existência precisamos parar de temer a perda do self, a fim de experienciar o outro lado, sendo que da mesma forma do momento Eu-Tu, não se pode visar, tê-lo como objetivo, pode-se somente colocar-se tão disponÃvel quanto possÃvel, para Buber a inclusão é diferente da empatia , pois esta é somente um sentimento enquanto a inclusão é o voltar-se existencial para o outro e uma tentativa de experienciar o outro lado.
Outro aspecto da abordagem é a confirmação, é ser reconhecido, ser visto pela nossa famÃlia imediata, pelo outro num sentido dialógico.
Nos primeiros anos de nossa vida, a famÃlia deixa marcas no nosso desenvolvimento, se recebermos experiências posteriores, elas podem se apoiar e serem confirmadas mais tarde por essa experiência inicial, quando isso não acontece, ou não se consegue essa confirmação em fases posteriores, há uma abertura e uma necessidade desesperada para que a confirmação ocorra, esses acontecimentos criam falsos eus, já que, se a pessoa não recebe confirmação pelo que é, tenta provocar o aparecimento do melhor substituto possÃvel, da maneira que achamos que a outra pessoa deseja, entretanto o individuo fica se sentindo vazio e falso para com seu verdadeiro self e acaba se estabelecendo um circulo vicioso em que a pessoa precisa buscar desesperadamente a confirmação, mas continua a conciliar para receber qualquer reconhecimento, desse modo o terapeuta precisa trabalhar com os bloqueios que ajudam a proteger o ser dessa pessoa, já que são os mesmos que o impedem de receber a confirmação. Esta confirmação significa um esforço ativo de voltar-se para a outra pessoa e afirmar sua existência separada, sua alteridade, sua singularidade, e seu vinculo comum comigo e com os outros, é aceitar a pessoa, seu comportamento, quem ela é nesse momento, por sermos criaturas do entre precisamos da confirmação do outro, poém só nos validamos apenas até certo ponto.
O terapeuta para executar estas atitudes precisa ter um senso de confirmação, de auto – aceitação independente das reviravoltas da terapia, mesmo esses sensos não senso absolutos, pois terapeuta também é humano e tem de lidar com seus vazios existenciais.
Quando há um certo impasse nas sessões de terapia, é possÃvel utilizar os experimentos, desde que não seja algo imposto e que haja uma relação de confiança, esses experimentos tem de surgir do entre, temos como exemplo a cadeira vazia, que seria uma auto diálogo em que se tenta ouvir os dois lados de pensamentos ou sentimentos polares dentro da pessoa que está em conflito.
A abordagem dialógica se configura num sentir, numa postura e numa crença de que a saúde está numa relação equilibrada com os outros e consigo mesmo, observando e respeitando as alteridades, singularidades, o diálogo, inclusões, confirmações e o ritmo da graça e da coisificação, ou seja, da dança entre o Eu-Tu e Eu- Isso em todas as relações.
Curso de Gestalt - Terapia
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/724/curso-de-gestalt-terapia/afiliado/5356
Curso de Psicoterapia
https://www.portaleducacao.com.br/psicologia/cursos/1806/curso-de-psicoterapia/afiliado/5356
Referência:
HYCNER, R.; A base Dialógica in HYCNER, R.; JACOBS, L. Relação e Cura em Gestalt-Terapia. São Paulo: Summus, 1997.
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