A interpretação dos sonhos - Sobredeterminação e Superinterpretação
Psicologia

A interpretação dos sonhos - Sobredeterminação e Superinterpretação


Todo sonho é sobredeterminado, pois um mesmo elemento do sonho manifesto pode nos remeter a séries de pensamentos latentes inteiramente diferentes, ou seja, a uma pluralidade de fatores determinantes. Essa sobredeterminação atinge tanto o sonho manifesto como um todo, como seus elementos considerados isoladamente, isso acontece por que o sonho é construído a partir de uma massa de pensamentos oníricos, aqueles elementos que possuem articulações mais fortes e numerosos formam o conteúdo onírico.

Os pensamentos que formam o conteúdo latente do sonho em nada diferem dos pensamentos de vigília, por isso eles são submetidos a uma deformação por causa da censura, através da elaboração onírica. "É, portanto, a elaboração onírica que constitui propriamente o sonho, e não o conteúdo manifesto ou os pensamentos latentes" (pág. 69).

A sobredeterminação diz respeito á relação do conteúdo manifesto com os pensamentos latentes e não aos pensamentos latentes entre si "os elementos do conteúdo latente que estão associados, por exemplo, a um determinado conteúdo manifesto não precisam estar associados ente si" (pág. 70).
A sobredeterminação se aplica a toda formação do inconsciente.

A qualidade da sobredeterminação nos remete a superinterpretação, ou seja, a uma segunda interpretação com outro significado do sonho diferente daquele que foi obtido pela interpretação original.

A superinterpretação pode aplicar-se aos sonhos pelo seu caráter sobredeterminado (imposta pela elaboração onírica), como pode decorrer de o analisando apresentar novas associações ao material oferecido originalmente ao analista (imposta pela multiplicação do material associativo), assim "podemos dizer que o trabalho de interpretação pode prosseguir indefinidamente" (pág. 71).

Outro aspecto da sobredeterminação e da superinterpretação é decorrente do simbolismo inerente ao sonho, simbolismo esse não decorrente da elaboração onírica, mas um produto da própria cultura.


in GARCIA-ROZA, A. Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, pags 69 a 76.



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